Em Valinhos, os viadutos Fausto Ferreira dos Santos Filho e Abílio Franceschini foram novamente alvo de atos de vandalismo e furto de todo cabeamento de energia.
Faz apenas 1 mês que a energia foi restabelecida no local após os atos criminosos que ocorreram em setembro, novamente euqipamentos foram furtados e danificados.
Ambos os viadutos possuem refletores de iluminação que, estarão apagados até a aquisição e instalação de novos cabeamentos de energia.
No local foram encontrados restos de cabeamentos cortados, além de peças de equipamentos quebrados no chão. A Prefeitura trabalha para readquirir novamente toda a extensão de cabeamento necessário para realizar a reinstalação do sistema e reestabelecer a energia no local.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, destacou que denunciar é importante, pois a informação de que a Guarda Civil Municipal ou Polícia Militar agiu e deteve criminosos também chega a rede criminosa de compra e venda do fio de cobre, produto-alvo dos bandidos que se arriscam para furtar o material devido ao alto valor agregado. “O bandido não quer ser preso e quanto mais ele e a rede criminosa de receptação souber das ações policiais, inibirá sua investida na cidade”, explicou.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, alertou para a comunidade não se deixar levar por situações que pareçam ser serviços profissionais, como carros com escadas, adesivados e homens com roupas de empresas prestadoras de serviço. “Em casos em que a vizinhança desconfiar de situações estranhas, anote a placa do veículo e e denuncie, pois a chance de identificar os criminosos é maior. Qualquer ação suspeita deve ser denunciada para o 153 [GCM] ou 190 [PM], dando informações precisas da localização para checagem das equipes de patrulhamento”, destacou.