A Secretaria de Saúde de Vinhedo divulgou nesta quinta-feira (2) um novo documento com medidas de prevenção e combate ao surto de coronavírus e recomenda medidas para serem adotadas pelos moradores, entre elas o uso de máscaras faciais por todos em escolas e em ambientes fechados. A Secretaria também orienta a intensificação da higienização de mãos, superfícies e objetos de uso comum. As medidas foram adotadas devido ao aumento de casos na cidade em maio.
Outras medidas de prevenção recomendadas nas escolas e ambientes fechados são manter os ambientes arejados, com abertura de janelas, e isolar casos suspeitos ou confirmados da doença. Nas escolas, a orientação é estimular atividades ao ar livre e suspender as aulas presenciais da turma por sete dias, para cumprimento de quarentena, na ocorrência de três ou mais casos confirmados simultaneamente, entre alunos ou professores da mesma classe ou turma.
Escolas, instituições de saúde e de longa permanência não deverão permitir a entrada de pessoas com sintomas gripais em seu ambiente, que devem ser encaminhados a um serviço de saúde para atendimento médico. Os contatos domiciliares, residentes na mesma casa, de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 devem apresentar a Notificação de Isolamento de Contactantes e permanecerem sob isolamento social. O documento deve ser solicitado pelo paciente que passou por atendimento médico.
A vacinação de crianças a partir de 5 anos, adolescentes, professores e população em geral é primordial para o controle da cadeia de transmissão da doença. A vacina contra Covid-19 está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) Planalto e UBS Meirelles, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 12h30 às 15h30, para crianças de 5 a 11 anos.
A partir de 12 anos, os moradores devem se vacinar na UBS João XXIII, Centro Médico, UBS Três Irmãos e Policlínica de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 12h30 às 15h30. Os pais devem aproveitar a oportunidade e atualizar a situação vacinal de toda a família, inclusive vacina contra Influenza para os grupos indicados.
O Departamento de Vigilância em Saúde de Vinhedo, através da Vigilância Epidemiológica, monitora diariamente desde o início da pandemia de covid-19, o número de casos no município. Desde o início da Pandemia pode-se observar que o surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 foi responsável por picos de maior incidência da doença e, com a introdução das vacinas, também se notou a queda na gravidade e óbito.
Com a melhora nos indicadores em todo o Brasil, houve a flexibilização das medidas sanitárias e o retorno presencial das atividades escolares.
Em Vinhedo, desde o início de maio de 2022, observou-se um aumento no número de casos de Covid-19 e a ocorrência de surtos em escolas das redes pública e privada. Neste cenário epidemiológico atual, a equipe técnica composta por profissionais das Secretarias da Saúde, Educação, Administração e Justiça, formada para definir os protocolos de retomada das atividades, elaborou novo documento orientador