Na próxima quinta-feira, 20, é dia de trabalho em Vinhedo, diferente de outras cidades da região, como Campinas, Valinhos e Louveira, quando será comemorado o Dia da Consciência Negra.
A Lei federal 9.093/95 alterada pela 9.335/96 estabelece que cada município brasileiro pode declarar até quatro feriados municipais, sendo um deles a Sexta-feira Santa. No caso de Vinhedo, como já foram comemorados os quatro feriados municipais, não é permitido celebrar mais uma data.
Em Vinhedo, as datas comemorativas são o aniversário da cidade, em 2 de abril, Paixão de Cristo, em 18 de abril, Corpus Christi, em 19 de junho e dia da padroeira da cidade, Sant’Ana, em 26 de junho.
Louveira é uma exceção, uma vez que lá são comemorados cinco feriados municipais, incluindo o dia do padroeiro da cidade, São Sebastião, em 20 de janeiro, aniversário da cidade, em 21 de março e o Dia da Consciência Negra, na próxima quinta, além de Sexta-feira Santa e Corpus Christi.
Em função do feriado de quinta-feira, o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, suspendeu o expediente nas repartições públicas também na sexta-feira, 21. Em Louveira, a Prefeitura trocou o feriado da quinta-feira pela sexta, ou seja, as repartições públicas abrem normalmente na quinta-feira e fecha na sexta, dia 21. No entanto essa medida só será valida em Louveira para os orgãos do poder executivo, a Câmara dos Vereadores e seus funcionários não trabalham nem na quinta, feriado e nem sexta-feira.