Vinhedo sobe no ranking de Desenvolvimento Humano da Firjan

propaganda do Google Artigo Top

A cidade de Vinhedo registrou, em 2005, avanço no cenário nacional nas três principais áreas de desenvolvimento humano: saúde, educação; geração de emprego e renda. Segundo dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Humano – IFDM – elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan – divulgados esta semana, o crescimento nestes setores levaram Vinhedo a ocupar a 23ª colocação no ranking do IFDM em todo o país, que avaliou a situação em 5.564 cidades brasileiras. Vinhedo também tem o 22º melhor índice entre os 645 municípios paulistas.


O ranking foi feito com base nos resultados das políticas municipais referente a emprego e renda, saúde e educação, reunindo dados coletados em 2005. A partir de agora, o índice não será mais divulgado a cada 5 anos e sim anualmente, seguindo os moldes do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, divulgado a cada 10 anos. O último IFDM foi divulgado em 2000, quando Vinhedo ocupava a 62ª colocação no Brasil e 52ª no estado de São Paulo. Isso representa que em cinco anos Vinhedo avançou 39 posições no ranking nacional e 30 no estadual, um salto para evolução nos setores que trazem mais benefícios para o desenvolvimento da sociedade.


Na área de educação o estudo levou em consideração a taxa de matrícula na área de educação infantil; taxa de abono; taxa de distorção idade-série; percentual de docentes com ensino superior; média de horas/aulas diárias; resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Dados do Ministério da Educação).


No setor de saúde as variáveis utilizadas para elaboração do IFDM foram número de consultas pré-natal; óbitos por causas mal definidas e óbitos infantis por causas evitáveis, segundo dados do Ministério da Saúde.


Com dados do Ministério do Trabalho foi avaliado o setor de emprego e renda, utilizando variáveis como geração de emprego formal; estoque de emprego formal; salários médios do emprego formal.


De acordo com o secretário de Governo da Prefeitura, Edison Ruiz, a evolução de Vinhedo nos últimos anos foi ocasionada pelos investimentos realizados desde 2005 no município, para beneficiar a maior parte da população vinhedense nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda.


“Esse índice possibilita o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social, por meio de ações realizadas no município. Há muito tempo não tínhamos um salto assim num período tão curto. Os resultados refletem ações de efeito prolongado. É notável que nos últimos anos aumentou a qualidade de vida da população. Vinhedo é uma cidade privilegiada, não apenas nestes setores (educação, saúde e geração de emprego e renda), mas na questão de segurança, ações desenvolvidas na área de esporte e cultura e projetos sociais realizados para beneficiar a população mais carentes do município. Hoje, Vinhedo é referência em todo o Brasil pela qualidade de vida e serviços que oferecem a seus moradores e turistas”, explicou o secretário de Vinhedo sobre a expressiva classificação de Vinhedo no IFDM.

Propaganda do Google Artigo Baixo