A cidade de Vinhedo deve ter, nos próximos meses, um novo sistema de gestão de trânsito e segurança.
Segundo os responsáveis, apenas cinco cidades no Brasil utilizam esse sistema e em Vinhedo ele é mais completo porque vem sendo aprimorado pela Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana. A plataforma Drive, que já começou a ser instalada, utiliza uma grande base de dados, inserida pelo município a partir do aplicativo Waze, para monitorar a cidade.
“Estamos dando mais um passo importante no projeto de transformar Vinhedo em uma cidade forte e sustentável. Estamos utilizando a tecnologia para otimizar e agilizar a gestão municipal, com muito mais transparência. Vinhedo é a segunda cidade do Brasil mais conectada, inteligente e desenvolvida, pelo número de habitantes, e vamos ser a primeira”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.
Com o sistema, a Secretaria poderá verificar, entre outros, se os ônibus de transporte público estão cumprindo itinerários e horários, se as viaturas da Guarda estão realizando o patrulhamento nos bairros, inclusive nos de maior registro de ocorrências. Permite ainda checar as imagens de todas as mais de 500 câmeras de monitoramentos de prédios públicos e de vias municipais que estão sendo instaladas na cidade.
Qualquer problema vai aparecer na central de monitoramento, que vai funcionar na prefeitura.
A previsão é que o novo método comece a ser usado de forma efetiva e oficial no fim do ano.