O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ficou em segundo lugar no ranking de satisfação geral dos passageiros na pesquisa divulgada trimestralmente pela Secretaria de Aviação Civil.
A pesquisa de satisfação foi realizada com 15 aeroportos, responsáveis pela movimentação de 80% dos passageiros do país, e refere-se ao último trimestre de 2015.
Campinas conquistou a terceira maior evolução ao longo dos três anos de realização da pesquisa, com alta de 18% entre o 1º trimestre de 2013 e o 4º trimestre de 2015. No quesito tempo de fila no totem de check-in, o terminal de Viracopos alcançou a nota máxima do estudo, 5, de acordo com a avaliação dos viajantes. Entre os 48 indicadores avaliados pela pesquisa, o aeroporto teve 41 itens com nota acima de 4. A meta do governo federal é manter médias iguais ou acima de 4 nos 15 aeroportos pesquisados.
O primeiro lugar ficou com o Aeroporto Afonso Pena, de Curitiba (PR), terceiro ficou com Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, seguido por Recife (PE) e Natal (RN). O aeroporto de Congonhas (SP) ficou em 8º lugar e Brasília (DF) ficou na 10ª posição.
A pesquisa é realizada desde janeiro de 2013 pela Secretaria de Aviação Civil. Os dados apontam que 85% dos usuários consideraram "bons" ou "muito bons" os terminais, índice que era de 63% quando a pesquisa começou.
Segundo o ministro da SAC, Guilherme Ramalho, a evolução no índice deve-se à conclusão de muitas obras realizadas no período da Copa do Mundo de 2014.
Quando comparados os aeroportos que atendem até 5 milhões de passageiros por ano, a melhor nota ficou com o aeroporto de Natal. Entre aqueles que movimentam entre 5 milhões e 15 milhões de pessoas, Curitiba ficou com o melhor desempenho. Daqueles que movimentam mais de R$ 15 milhões, Guarulhos lidera o ranking.
Numa escala de notas de zero a 5, a média dos terminais passou de 3,86 para 4,16 nos últimos três anos. No quarto trimestre do ano passado, 12 aeroportos ficaram com nota acima de 4, contra cinco terminais que haviam conquistado esse índice em 2013.
Os terminais de Galeão (RJ), Cuiabá (MT) e Salvador (BA) foram os piores avaliados entre os 15 aeroportos pesquisados, ficando com notas abaixo de 4.
A pesquisa se baseou em 48 indicadores de qualidade, dos quais 37 estão ligados à infraestrutura, gestão e serviços oferecidos ao cidadão. O pior serviço oferecido ao cliente é a internet sem fio. A qualidade do sinal Wi-Fi foi avaliada como "ruim" ou "muito ruim" em todos os aeroportos.