Durante seus 30 anos de concessão, a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) informou que pretende investir R$ 8,4 bilhões no Aeroporto Internacional, que fica em Campinas. O objetivo é construir o maior aeroporto da América Latina, atendendo um fluxo de 80 milhões de passageiros por ano.
A construção da segunda pista é essencial para que isso aconteça. A previsão, até então, para a entrega é até dezembro de 2018.
No entanto, a construção da segunda pista poderá ser postergada se o ritmo de movimento de aeronaves se mantiver em queda, como ocorreu em 2015.
Pelo contrato, a nova pista tem que ser construída quando a demanda do sistema atingir 178 mil movimentos anuais (em 2015 foram 127.395, o que equivale a 3,1% menor que em 2014).
Independente disso, o diretor comercial da concessionária, Aluizio Margarido, disse que a segunda pista está em fase de licenciamento, e obras realizadas na atual pista ampliaram sua capacidade de 26 voos diários para 31 voos diários, permitindo atender um crescimento de voos. Segundo ele, a capacidade atendida irá depender muito do mercado.
Viracopos deverá também receber recursos no sistema de pistas, a fim de atender a demanda prevista, de acordo com os gatilhos de investimento.
Obrigatoriamente até o final da Fase II ou quando a demanda do sistema de pistas atingir 178 mil movimentos anuais, o que ocorrer primeiro, haverá a construção de uma segunda pista paralela de pouso e decolagem de pelo menos 3.600 metros de comprimento, projetada para aeronaves Código F (de 65 a 80 metros), com distância mínima de 1.525m entre seu eixo e o eixo da pista 15/33 existente quando da assinatura do contrato.