A Volkswagen do Brasil avança em sua estratégia de sustentabilidade com conquistas ambientais relevantes. A Volkswagen é a 1ª fabricante de veículos do Brasil a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites, ou seja, todas as unidades da empresa foram certificadas. Essa certificação comprova que a Volkswagen encaminha de forma ambientalmente correta seus resíduos.
Com as suas cinco unidades do Brasil certificadas, a Volkswagen obteve nota média de 94%, que está acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero Brasil para conceder o certificado (90%). Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo (SP), que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País.
A Certificação Lixo Zero é a única do Brasil válida pela ZWIA (Zero Waste International Alliance – Aliança Internacional Lixo Zero), com metodologia vigente em mais de 20 países.
Diversos projetos implementados pela Volkswagen do Brasil contribuíram com a conquista do Certificado Lixo Zero multisites. Entre os quais a implementação do conceito Aterro Zero em todas as unidades, envio de madeira triturada como biomassa para fornos siderúrgicos, redução no uso de plásticos, entre outros.
Outra ação importante é o reaproveitamento de sobra de tecidos automotivos pelo projeto social Costurando o Futuro, da Fundação Grupo Volkswagen, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica de upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e fornecedores são transformados em itens como mochilas, estojos, nécessaires, entre outros, contribuindo com a sustentabilidade do planeta e investindo no desenvolvimento social. Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com diversas ações de educação e desenvolvimento de comunidades.