A maternidade da Santa Casa de Vinhedo completou nesta quinta-feira, 6, um ano de funcionamento após a reabertura do hospital.
O primeiro bebê vinhedense após a reabertura da ala foi a menina Isis, que nasceu no dia 6 de abril, às 12h20, com 49 cm e 3,550 kg. A menina é filha da jovem Isabela Quintini Ramos, moradora da Vila Milanês. 1h20 depois nasceu o segundo bebê, Maria Helena, com 46 cm e 2,770 kg, filha de Lediane Aguiar Rocha.
“O nascimento dessas duas meninas foi um marco importante para Vinhedo após um longo período sem a realização de partos na cidade. Esta data está marcada na minha história e no meu coração, porque trabalhamos muito para a reabertura da Santa Casa”, relembra o prefeito Jaime Cruz.
Desde a reabertura na maternidade da Nova Santa Casa, já nasceram 496 crianças (dados atualizados de 06/04/2017).
Reinauguração
Após um longo período fechada para atendimento à população (inclusive cirurgias, internações em UTI e a ala da Maternidade), a Santa Casa de Vinhedo foi reaberta no dia 2 de abril de 2016, após investimentos realizados pela Prefeitura com obras de ampliação e aquisição de novos equipamentos.
Um novo Centro Cirúrgico foi construído, possibilitando ampliação de 3 para 5 no número de salas utilizadas para cirurgias, incluindo salas de Centro Cirúrgico, sala de parto e sala de recuperação pós-anestésico.
Na UTI, com a reforma, o número de salas passou de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. Na ala da Maternidade, a reforma nos quartos proporcionou mais conforto às mães e recém-nascidos. São nove quartos, com 14 leitos no total, sendo que não há diferenciação de quartos para atendimentos de convênios e SUS – Sistema Único de Saúde. Também foi ampliado o número de leitos no hospital e colocou em
O hospital colocou em funcionamento seu novo Centro de Imagens. No local existem cinco salas específicas para realização de exames de tomografia, ultrassom, raio x, além de recepção, sala de espera e banheiros.
O Centro de Imagens foi feito por meio de uma parceria firmada com um investidor, que realizou uma ampla reforma para adequação do antigo espaço, para garantir condições necessárias e segurança aos pacientes e funcionários na execução de procedimentos.
Com esta parceria também foi possível adquirir equipamentos modernos, que garantem agilidade, qualidade e precisão nos resultados. O sistema de tomografia computadorizada que passa a ser utilizado na Santa Casa, por exemplo, tem uma tecnologia elevada que possibilita imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos em todas as partes do corpo, com imagens 3D. Além disso, os novos equipamentos diminuem a exposição do paciente à radiação.
O novo Centro de Imagens atende pacientes particulares, por meio de convênios médicos e pelo SUS, encaminhados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura.