17% dos pacientes atendidos na UPA s?o de outros munic?pios

propaganda do Google Artigo Top

Levantamento realizado pela Secretaria de Saúde revelou que a busca pelos serviços de urgência e emergência em Vinhedo por pessoas de outras cidades vem aumentando. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, esse índice chegou a quase 17% em maio.

No período analisado, a UPA realizou um total de 7.061 atendimentos, dos quais 1.191 são de pessoas que moram em outras cidades, 16,86% do total. Campinas, com 660, Valinhos, com 353, são as cidades que mais se destacaram quanto à origem dos pacientes. No quadrimestre que vai de janeiro a abril, esse índice estava em 13,5%.

 O secretário de Saúde, Flávio Moreira, reforçou que o atendimento via SUS, como o que é prestado na UPA, segue o princípio da universalidade, conforme preconizado pela Constituição Federal, abrangendo o atendimento independentemente do local de residência.

 “Por certo que isso nos traz algumas dificuldades, até porque, quase que em sua totalidade, as despesas com esse atendimento são custeadas pelo município, uma vez que os repasses do SUS para o município representam um percentual muito pequeno diante daquilo que investimos em Saúde. Trabalhamos para priorizar a população vinhedense e esse é mais um desafio a ser enfrentado”, completou o secretário de Saúde, Flávio Moreira.

Propaganda do Google Artigo Baixo