O Procon Vinhedo orienta os consumidores sobre alguns cuidados necessários durante a ‘Black Friday’, dia em que lojistas oferecem descontos acima da média. A edição deste ano, acontecerá nesta sexta-feira, 26.
Em meio a tantas ofertas, é preciso ter cautela para não cair em golpes, pois criminosos tendem a aproveitar a ocasião para atrair consumidores a sites falsos, vender produtos inexistentes e roubar dados de cartão de crédito. Para evitar que os consumidores sejam lesados, o Procon-SP mantém uma relação atualizada de lojas virtuais suspeitas e pode ser consultada através do endereço: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.2
O Governo federal também disponibiliza a plataforma ‘Consumidor.gov.br’, para auxiliar consumidores a resolver problemas com compras em lojas físicas e online, além de trazer informações como índice de solução e satisfação e relato de clientes. Outra ferramenta que pode ajudar o consumidor em suas compras é o selo ‘Compromisso Black Friday de Verdade’.
Trata-se de uma iniciativa criada em 2014, na qual as lojas oficiais e participantes se comprometem a praticar descontos reais. Além das promoções, os lojistas devem garantir a transparência na comunicação e o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. O site permite ainda, indicar se as ofertas daquela empresa estão de acordo com o anunciado ou se são enganosas, para que as marcas identificadas como fraudulentas possam ser punidas.
Para auxiliar o consumidor a fazer um bom negócio, o Procon de Vinhedo, orienta:
O que o consumidor deve evitar na Black Friday e dicas para se proteger
Smartphones em geral e produtos da Apple: O varejista pode oferecer descontos pontuais em modelos de aparelhos defasados, é necessário prestar atenção.
Roupas: historicamente, roupa é o tipo de produto que fica mais barato depois do Natal e no fim de estação, com o intuito de troca de estoque.
Brinquedos: os preços dos brinquedos tendem a subir no fim de ano antes do Natal, época muito próxima à Black Friday.
Segurança do site
Procure pelo ícone de cadeado acompanhado da sigla “HTTPS” na barra de endereços, que indica que as comunicações entre o site e seu computador ou celular são criptografadas, aumentando a segurança dos dados. Preste atenção se o “HTTPS” está presente também na página de check-out. Caso contrário, não insira suas informações pessoais e financeiras.
Observe as formas de pagamento
Mesmo que um site tenha HTTPS, desconfie se ele não oferecer opção de pagamento via cartão de crédito. Para ter menos custos com infraestrutura, criminosos optam por não tentar roubar dados bancários e, em vez disso, aplicar golpes mais simples, com o pagamento via boleto falso ou transferência bancária.
Além disso, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço sofreu alteração ao ser adicionado ao carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitualmente praticado.
Cheque a presença de informações obrigatórias por lei
De acordo com a legislação que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor no comércio eletrônico, todas as lojas virtuais precisam apresentar as seguintes informações, de forma clara, no topo ou rodapé da página: CNPJ, razão social, endereço da sede da empresa, telefone, e-mail ou formulário para contato.
Ainda, segundo a lei, toda loja deve apresentar uma política de trocas e devoluções e condições de entrega. A ausência de alguma dessas informações caracteriza o descumprimento da lei e indica que o site não é confiável.
Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
Lojas físicas
Os produtos expostos em vitrines devem apresentar o preço para pagamento à vista. Para vendas a prazo, deverá estar claro o total a ser pago nesta modalidade, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
Pesquise a reputação da loja
Além da consulta à lista do Procon-SP, faça pesquisas nos sites ‘Reclame Aqui’ e ‘Consumidor.gov.br’
Não clique em links suspeitos
Ataques de phishing aumentam quatro vezes durante a Black Friday. Por isso, não clique em links recebidos via WhatsApp, mensagens SMS e redes sociais, principais canais usados para difundir promoções fraudulentas. Sempre acesse o site oficial da loja, digitando o endereço eletrônico na barra de endereços.
Caso se depare com problemas como: promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Blacky Friday, mudança de preço no momento da finalização da compra feita via internet, entre outros, compareça ao Procon Vinhedo, com as informações impressas que comprovem a fraude praticada.
O Procon está localizado na Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro, com horário agendado através dos telefones: 3876-5502 / 3826-3008 e 3826-7569.