Em uma Nota de Esclarecimento publicada na rede social Facebook, estudantes que estão à frente do movimento a favor do Transporte Universitário fretado gratuito disseram que o prefeito Jaime Cruz (PSDB) se contradiz ao longo da entrevista concedida por e-mail a reportagem do Jornal de Vinhedo.
De acordo com a nota o corte do transporte universitário já ocorreu, “o corte do nosso direito já aconteceu, já que não há tempo hábil entre o final do período de recadastramento (31 de janeiro) e o início das aulas da maioria das universidades e colégios técnicos (entre 30/01 e 06/02) para que a Prefeitura contrate alguma empresa de transporte”, escreveram os estudantes.
Ainda segundo o comunicado não há possibilidade de repensar o modelo atual. De acordo com os universitários vinhedenses, entre outros apontamentos, o fretamento gratuito é a única possibilidade que garante a segurança dos estudantes.
Ainda como consta na nota, o título da matéria do site do Jornal de Vinhedo “Exclusivo: Jaime diz que não vai cortar o transporte universitário “, tem a intenção de desarmar o movimento. O comunicado termina convocando os estudantes para uma manifestação que deve começar na Praça de Sant’Ana e seguir até o paço municipal.
Confira abaixo a nota dos estudantes na integra:
1) AO LONGO DA ENTREVISTA, O PREFEITO JAIME CRUZ SE CONTRADIZ. Segundo o JV, o prefeito diz que "em nenhum momento afirmou que cortaria o subsídio do transporte para os estudantes". No entanto, a menos de duas semanas do início das aulas da maioria das universidades, a prefeitura ainda não contratou nenhuma empresa que ofereça o transporte nos moldes dos anos passados: gratuito e fretado. NA PRÁTICA, O CORTE DO NOSSO DIREITO JÁ ACONTECEU, já que não há tempo hábil entre o final do período de recadastramento (31/01) e o início das aulas da maioria das universidades e colégios técnicos (entre 30/01 e 06/02) para que a prefeitura contrate alguma empresa de transporte;
2) NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE REPENSAR O MODELO DE OFERECIMENTO DO SERVIÇO. O fretamento gratuito é a única possibilidade que garante a segurança dos estudantes com relação a assaltos e estupros. Além disso, muitas universidades não se localizam próximas de linhas viáveis para serem utilizadas no transporte coletivo. Sem contar que o subsídio parcial faria com que centenas de estudantes tivessem que desistir dos seus cursos. NÓS, ESTUDANTES, DECIDIMOS EM ASSEMBLEIA QUE SÓ ACEITAREMOS O FRETAMENTO 100% GRATUITO;
3) O TÍTULO DA MATÉRIA TEM CLARA INTENÇÃO DE DESARMAR O MOVIMENTO. Mesmo que Jaime Cruz tenha afirmado que não vai cortar o transporte, o Jornal de Vinhedo deveria ter identificado que o prefeito faz falas contrárias a si mesmo, como na frase "ainda não sabemos como ficará o transporte dos estudantes" (resposta à penúltima pergunta), e evidenciado esta contradição no título da matéria.
A PRESENÇA DE TODAS E TODOS NA MANIFESTAÇÃO DE HOJE É FUNDAMENTAL. A concentração começa às 15h na Praça Sant'Ana. Às 16h, seguiremos em ato até a Prefeitura, onde a comissão vai se reunir com o prefeito. QUEREMOS NOSSOS DIREITOS!”