Antigo prédio da fábrica Gessy em Valinhos é tombado pelo Condephaat

propaganda do Google Artigo Top

Parte dos prédios da antiga fábrica de sabonetes da Companhia Gessy Industrial, localizados no Centro de Valinhos, foram considerados bens culturais de interesse histórico-arquitetônica e tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

Este é o quarto prédio histórico tombado do município, juntamente com a Casa de Flavio de Carvalho, a antiga sede da Fazenda Calcutá no Vale Verde e o conjunto Ferroviário do qual faz parte o Museu Fotógrafo Haroldo Pazinatto.  Em Vinhedo, apenas a sede da Fazenda Cachoeira é considerada patrimônio histórico e cultural.

A Resolução 128/2016, assinada pelo Secretário de Estado da Cultura que aprova o tombamento do conjunto de prédios e define o perímetro da área envoltória foi publicada no Diário Oficial de 21 de dezembro. O processo de tombamento foi iniciado maio de 2009 por iniciativa da agente cultural, Alessandra Maria Buffa, que há dez anos se dedica à causa e também foi a responsável pelo tombamento

Regras para intervenções

A resolução determina que qualquer intervenção pretendida deve apresentar soluções em conformidade às suas especificidades tipológicas, materiais, construtivas e espaciais e arquitetônicas. Internamente, as intervenções ficam isentas de aprovação no Condephaat, exceto quando implicarem alterações na estrutura dos edifícios.

Propaganda do Google Artigo Baixo