A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrou uma fábrica clandestina de equipamentos médicos e odontológicos, nesta terça-feira, na cidade de Valinhos. A operação contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) e da Guarda Municipal. Ao menos 100 peças fabricadas irregularmente foram apreendidas e os proprietários do local foram presos em flagrante.
A fábrica não possuía identificação e as próteses eram feitas sem normas de higiene. Segundo a Anvisa, no local também eram produzidas cópias de peças, que eram identificadas com nomes de fabricantes licenciados. As máquinas utilizadas nas próteses também eram usadas para peças de carros. No local, ainda estavam presentes três funcionários, além dos dois proprietários.
No local foram apreendidos muitos documentos, entre eles um panfleto falsificado com a autorização da Avisa. Alguns produtos que estavam esterilizados, de acordo com a Anvisa, podem ser vendidos para médicos dentistas, o que poderia causar o risco de contaminações.