Delegados da região da Fazenda Cachoeira, entre eles um dos proprietários da empresa que possui a propriedade do local, vão realizar nesta segunda-feira, 13, uma apresentação na reunião dentro do programa de revisão do Plano Diretor de Vinhedo.
A expectativa é que esta apresentação traga um novo projeto de loteamento para o local, já que entre os expositores está um dos interessados em fazer a urbanização do local. A reunião acontece às 19h na sede da Terceira Idade, no Jardim São Matheus, é aberta ao público, porém, a participação é restrita a delegados eleitos para a revisão do Plano Diretor.
A palestra na reunião do Plano Diretor foi denominada como 'A Fazenda Cachoeira no contexto urbanístico de Vinhedo'. No ano passado, a empresa proprietária da fazenda chegou a protocolar na Prefeitura um pedido de loteamento na área com lotes menores que o permitido pelo plano diretor atual.
Na época, o pedido feito provocou muita polêmica e diversos debates entre os vinhedenses e gerou um movimento da sociedade civil, o qual pede que, ao invés de loteamento, o local se torne um parque ecológico.
Vale ressaltar que a Fazenda Cachoeira está localizada entre as represas I e II, locais que servem como ponto de captação de água para o abastecimento de Vinhedo.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, nesta fase da revisão do Plano Diretor, conforme aprovado em plenária por unanimidade entre os delegados, estão sendo realizadas apresentações por região com propostas relativas aos estudos urbanísticos que servirão como base para a revisão propriamente dita do Plano Diretor. E a apresentação da Fazenda Cachoeira está neste contexto.
Ainda segundo a Prefeitura, estas apresentações servem para orientar os estudos e as análises, mas de modo algum são propostas para votação, no que se refere à revisão do Plano.
“A proposta é manter a transparência, o diálogo e a sintonia com as 3 linhas mestres que orientam a revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo, atendendo à recomendação do Ministério Público: desenvolvimento sustentável, respeito ao meio ambiente e atenção à crise hídrica”, disse a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
O Plano Diretor é um conjunto de regras que dita e ordena a política de desenvolvimento e de expansão urbana do município. É nele que estão contidas as áreas que podem ou não receber loteamentos. O último plano de Vinhedo foi realizado em 2007 e agora, em 2016, está passando por uma atualização.