Durante a campanha de vacinação contra a gripe, que terminou na última terça-feira, 31, a Prefeitura imunizou nas unidades básicas de saúde 97,89% do público-alvo. Mesmo assim, as doses seguem disponíveis.
A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, era de imunizar ao menos 80% das 14.040 pessoas que fazem parte do grupo prioritário da campanha, formando por idosos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas.
Mesmo assim, o grupo de gestantes ficou bem abaixo do esperado, registrando a imunização para apenas 60,84% dessas mulheres.
Vale ressaltar que as vacinações realizadas em clínicas privadas não são contabilizadas nos dados da Secretaria de Saúde.
Para receber a vacina, o paciente deve se dirigir a unidade de saúde mais próxima, portando a carteira de vacinação. Em Vinhedo a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, apenas para o grupo prioritário, segundo informou a Prefeitura.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a Secretaria do Estado se manifestar em relação à liberação ou não da vacina para a população em geral.