O Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Vinhedo confirmou na tarde desta segunda-feira, 2, que vai realizar nesta terça-feira uma greve em todos os setores da Prefeitura. Com isso creches, escolas, postos de saúde, órgãos e serviços públicos da Prefeitura podem ser afetados. De acordo com o sindicato, serviços essenciais serão mantidos.
Em assembleia realizada na semana passada a maioria dos servidores decidiu que haverá greve a partir das 5h do dia 3 de maio. A deliberação ocorreu poucas horas depois de a Prefeitura melhorar a proposta salarial que havia apresentado na semana anterior. Nesta segunda, a direção do sindicato informou ao Jornal de Vinhedo que está aberta as novas negociações com a Prefeitura.
Prefeitura, Câmara e a Sanebavi se comprometeram a repassar a inflação dos últimos 12 meses, compreendendo o período de maio de 2015 a abril de 2016. A tendência é a de que o reajuste dos vencimentos salariais fique acima de 9% para o período acumulado. A proposta anterior apresentada pelos órgãos públicos falava apenas da inflação acumulada neste ano, que deve ficar entre 2,9% e 3,5%.
De acordo com o sindicato, o problema é que a Prefeitura, a Câmara e a Sanebavi informaram que o vale alimentação, auxílio transporte e ticket refeição permanecerão nos mesmos valores conforme acordo coletivo de trabalho firmado em 2015 com validade até 2017. Na assembléia realizada durante a noite, os servidores concordaram com o aumento salarial, mas rejeitaram a proposta de não alterar as cláusulas sociais. Mesmo com validade de dois anos, o sindicato afirma que historicamente o acordo coletivo sempre foi revisto anualmente e que nada impede a revisão.