Valinhos continua com dois casos de dengue

propaganda do Google Artigo Top

Até esta quarta-feira, 23, Valinhos contabilizava dois casos positivos de dengue, sendo um autóctone e um importado (contraído em outra localidade), para 120.258 habitantes. A secretaria da Saúde, Rita Longo, avalia que o município tem conseguido segurar a incidência de dengue graças a uma série de ações simultâneas aliadas à colaboração da população. 

Entre essas ações, ela enumera: orientação casa a casa; autuações em multas em terrenos e residências; aplicação de cloração e larvicidas em locais que aguardam a drenagem de águas; implantação de lâmpadas UV com capacidade de atrair os insetos; processo de nebulização em áreas verdes e locais com maior incidência da doença; visitas constantes a pontos estratégicos, como: borracharias, cemitério e recicláveis; palestras de conscientização em escolas e empresas; entrega de panfletos e materiais educativos para toda a população, reuniões em condomínios residenciais e operação ‘Cidade Limpa’.

“A ajuda da população tem sido fundamental no controle da dengue, mantendo os imóveis sem criadouros e também denunciando possíveis focos do mosquito pelo Disk Dengue: 3829-5671”, ressalta a secretária.

Infração sujeita à multa

Na semana passada, o prefeito Clayton Machado sancionou a Lei nº 5.250, de autoria do vereador Moysés Abujadi, que obriga o proprietário de imóveis não utilizados a mantê-los limpos e fechados de modo a impedir a proliferação de animais e insetos transmissores de doenças, a contaminação do meio ambiente, a prática de crimes e outras situações nocivas à sociedade. O descumprimento acarretará aplicação de multa no valor a dez Unidades Fiscais do Município de Valinhos (UFMV), que atualmente está em R$ 151,13, ou seja, R$ 1.511,30.

De acordo com a Lei, será considerada também infração, sujeita à multa, impedir que agente de saúde tenha acesso ao imóvel que apresente risco potencial de criadouro do mosquito Aedes aegypti.

‘Cidade Limpa’

Em função das comemorações da Páscoa, neste final de semana, conforme já estava previsto na programação, não haverá ‘Operação Cidade Limpa, Valinhos contra a Dengue, Chikungunya e Zika vírus’. O trabalho iniciado em fevereiro prossegue no próximo final de semana em mais 30 bairros.

Propaganda do Google Artigo Baixo