Prefeitura faz diagnóstico nutricional em alunos da Rede

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo divulgou um estudo com o perfil nutricional dos alunos que frequentam as unidades de ensino fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino. O levantamento, realizado neste ano, teve como objetivo diagnosticar crianças e adolescentes com risco para obesidade infantil e síndrome metabólica e oferecer tratamento por meio de equipe multidisciplinar.
Para realizar o estudo, 6.502 alunos, com idade entre 6 e 15 anos passaram por exame biométrico nas escolas municipais, que consiste na medição de altura, peso e circunferência abdominal. Do total de alunos avaliados, 59% apresentaram peso adequado, o que representa 3.837 pessoas. Estudantes com magreza e magreza acentuada representam juntos 2.6%. Quase 19% dos estudantes apresentam sobrepeso; mais de 15% estão com obesidade e 4% com obesidade grave.
De posse dos resultados, a Administração Municipal se mobiliza para continuar garantindo merenda escolar de qualidade nutricional, oferecimento atividades físicas e  realizando o acompanhamento da direção das escolas municipais para liderar as famílias no trabalho proposto pela Secretaria de Saúde junto aos estudantes.
O trabalho inclui avaliação de antecedentes familiares e individuais de risco, por meio de questionários a ser preenchido pela família; coleta gratuita de exames laboratoriais (glicemia e insulinemia de jejum, colesterol total e frações, triglicérides, hemograma); realização de consultas com nutricionista e pediatra e participação em grupos de orientação de vida saudável.
O projeto será inicialmente realizado com todas as crianças pertencentes à faixa etária de obesidade grave e com as crianças obesas, na faixa etária de 6 a 8 anos, onde está concentrado o maior número de casos. O mesmo terá início em fevereiro de 2016, com duração de pelo menos seis meses.

Propaganda do Google Artigo Baixo