O Procon de Vinhedo lançou um guia com diversas dicas para o consumidor aproveitar com segurança os descontos da Black Friday, nesta sexta-feira, 27.
Confira abaixo as principais dicas para comprar sem cair em ofertas falsas:
– Evite compras por impulso: avalie bem a necessidade de adquirir determinados produtos antes de comprar. Não caia na tentação de ser atraído por descontos que podem não ser tão vantajosos assim.
– Pesquise: a internet oferece diversas ferramentas de pesquisa de preços, além da evolução dos valores em períodos anteriores. Compare o que foi pesquisado com os preços que serão praticados na Black Friday. Uma sugestão é o Buscapé, que apresenta, inclusive, um histórico dos preços oferecidos por determinado produto.
– Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
– Antes de comprar, cheque a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais.
– Não utilize computador, tablet ou smartphone de terceiros para efetuar compras pela internet, proteja os seus dados.
– Se for efetuar pagamento via boleto, fique atento: verifique se o endereço do site é iniciado com https:// (que é um indicativo de segurança da página). Além disso, mantenha programas de anti-vírus e firewall atualizados. Pois, se algum programa malicioso estiver instalado em seu computador, ele poderá gerar um boleto falso no momento de pagar a compra.
– Se possível, escolha pagar à vista, assim você evita comprometer o seu orçamento para os próximos meses.
Denúncias
Foi criada uma hashtag especial #ProconSPdeolhoBlackFriday que os internautas poderão utilizar para denunciar problemas como maquiagem de desconto – que é quando o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção; cancelamento da compra sem justificativa, entre outros que possam ocorrer no dia da Black Friday.
Use a hashtag e envie o print ou o link da página com o problema no Twitter (@proconspoficial) ou no Facebook (www.facebook.com/proconsp) do Procon-SP. Todos os casos serão analisados e, se necessário, o Procon-SP abrirá processos administrativos, conforme prevê a legislação em vigor.
A equipe de atendimento da Fundação Procon-SP entrará em contato com os SACs das empresas em tempo real para tentar solucionar os problemas que forem relatados pelos consumidores.
Diretos do consumidor
O fato de a compra ser feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor:
– Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada.
– Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de sete dias corridos para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.