Meninas de 9 a 11 anos devem tomar segunda dose da vacina contra o HPV

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura orienta as meninas de 9 a 11 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV em março deste ano a retornarem a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber o reforço da imunização. Após a segunda dose, a terceira deverá ser aplicada somente após cinco anos da primeira, ou seja, apenas em 2020.

Para receber a segunda dose da imunização, as meninas que integram o público-alvo deverão comparecer às unidades da Vila João XXIII, Três Irmãos, Casa Verde ou no Centro Médico do Jardim São Matheus, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, ou à UBS da Planalto e da Policlínica da Capela, que atendem em horário estendido até as 19h. É necessário levar carteira de vacinação ou documento de identificação.

É importante que todas as etapas da imunização sejam cumpridas, uma vez que a vacina previne não só o câncer de colo do útero, mas também de outras doenças associadas ao vírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura, até agosto foram vacinadas no município 898 meninas de 9 a 11 anos com a primeira dose da vacina, o que representa 67% do público-alvo em Vinhedo, formado por 1.346 garotas nesta faixa etária. A meta proposta pelo Ministério da Saúde é de vacinar 80% das garotas de 9 a 11 anos.

Todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose.

Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu no grupo alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos que contraíram o HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. Outras informações sobre vacinas podem ser obtidas na Unidade de Saúde mais próxima.

Propaganda do Google Artigo Baixo