História da Grécia é contada em mostra gratuita em Jundiaí

propaganda do Google Artigo Top

Está em cartaz no Jundiaí Shopping até 27 de setembro a mostra ‘Legados da Grécia’, que percorre quatro mil anos de história e cultura grega, considerada o berço da civilização ocidental. A exposição conta com mais de 150 artefatos e esculturas inspirados em objetos que se encontram em diversos museus pelo mundo.

“A Grécia é o berço de toda a civilização ocidental. Quando pensamos nos gregos, logo nos lembramos dos filósofos. Mas sua importância vai além da Filosofia. Sua contribuição passa pela medicina, pelos esportes, pela ciência, entre outras áreas de nossa cultura”, explicou o gerente de marketing da Multiplan, Rodrigo Peres.

Ana Brites, curadora da exposição, conta que o visitante vai encontrar os 10 principais legados que surgiram na Grécia e que ainda exercem sua influência no mundo moderno: Arquitetura, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura, Medicina, Ciência, Política, Esporte, Teatro e Música. “É realmente uma viagem pela história. Tivemos o cuidado de selecionar os ícones mais representativos de cada período e, para isso, contamos com a consultoria de Silvia Morgensztern, mitóloga que estuda o assunto há mais de 20 anos”, conta.

No shopping, as peças estão distribuídas nos pisos Nove de Julho e Jundiaí. Uma delas é uma maquete do Partenon, o mais célebre dos templos gregos, com 1,80m de comprimento e reproduzida nas cores originais do monumento. Já alguns dos principais personagens da história e mitologia grega, como Vênus de Milo, Hércules e Prometeu, estão presentes em réplicas de estátuas de tamanho natural. Os doze deuses do Olimpo também podem ser vistos pelos corredores do shopping, assim como uma réplica do famoso ‘presente grego’, o Cavalo de Troia, com cinco metros de altura.

Entre os demais destaques estão o labirinto do Minotauro, o Oráculo de Delfos e um espaço especialmente destinado a contar a origem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Propaganda do Google Artigo Baixo