A Prefeitura começou a distribuir folhetos na Policlínica da Capela e Centro Médico do Jardim São Matheus para orientar os cidadãos sobre a importância de comparecer às consultas agendadas e desmarcar atendimentos com antecedência.
A ação faz parte do pacote de medidas adotado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, desde o ano passado, para contribuir com a redução significativa de faltas.
No primeiro quadrimestre deste ano, por exemplo, das mais de 30 mil consultas médicas realizadas nas clínicas básicas (clínico geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia), as faltam representaram 32%, nas sete Unidades Básicas da Rede Municipal. Já nas consultas de especialidades foram agendadas no primeiro quadrimestre 24.186 atendimentos, porém foram executados em 19.975 pessoas, o que representa mais de mil faltas no mês.
Segundo o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, as faltas de pacientes em consultas marcadas ainda apresentam um número elevado. ?A cada 10 consultas agendadas, os pacientes faltam em três. No passado, o número de faltas já chegou a comprometer 50% do atendimento diário, conseguimos diminuir este número, mas o nosso trabalho precisa continuar. Com menos faltas da população nos serviços agendados, é possível agilizar o atendimento e, consequentemente, melhorar o aproveitamento da agenda dos profissionais de saúde. Quem desmarca o atendimento com antecedência pode dar a oportunidade para outra pessoa ocupar a vaga, evitando que o horário marcado seja definitivamente perdido?, explicou o secretário.
A partir das próximas semanas, o folheto informativo também será entregue nas demais unidades de saúde de Vinhedo. A entrega é feita durante o atendimento do usuário na recepção das unidades. Banners também foram colocados nas unidades para alertar a população sobre o compromisso de desmarcar ou comparecer às consultas agendadas.