Nesta semana, o Shopping Valinhos realizou um simulado de acidente e princípio de incêndio logo após a abertura das lojas, às 10h. Cerca de 300 pessoas, entre clientes, lojistas e colaboradores, estavam presentes no momento do treinamento.
O objetivo do simulado é preparar os colaboradores para que eles saibam como proceder em casos de emergência em que há necessidade de abandono do ambiente. A ação, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito e uma ambulância do CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades), acontece uma vez por semestre.
Simulado
O acidente fictício ocorreu em uma das lojas da praça de alimentação, onde também foi simulado um princípio de incêndio. Após o acionamento do alarme de incêndio, com a solicitação da equipe de brigadista do shopping, vários profissionais entraram em ação simultaneamente. “As equipes de primeiros socorros efetuam os primeiros atendimentos e a remoção da vítima. Já a equipe de combate a incêndio cuida do foco do fogo e a equipe de evacuação efetua a retirada de todos que estão no interior do shopping, de maneira organizada, e os leva para uma área segura, que nós chamamos de Ponto de Encontro”, explicou Valdirei Sergio Almeida Dias, chefe de segurança do Shopping Valinhos.
Por se tratar de um simulado, todos foram avisados com antecedência. A ação completa durou sete minutos e foi considerada um sucesso. O Shopping Valinhos realiza treinamentos constantes para garantir a segurança de seus clientes, lojistas e colaboradores.