Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam uma leve recuperação do setor Indústria da Transformação em Vinhedo para o mês de setembro. O setor que mais emprega na cidade voltou a ter saldo positivo após três meses seguidos de demissões.
De acordo com a pesquisa, em setembro, as empresas em Vinhedo abriram 112 novas vagas de emprego, saldo de 465 admissões e 353 desligamentos. Foi o melhor resultado do setor desde janeiro, quando foram abertos 123 novos postos de trabalho. De lá para cá, saldo positivo somente em maio, com 68 novas vagas. Em junho, julho e agosto, respectivamente, foram fechadas 9, 27 e 26 vagas.
Com o resultado de setembro, a Indústria da Transformação passa a ter saldo positivo em 2014 de 90 vagas. Na análise dos últimos 12 meses, o resultado ainda é negativo em cinco postos de trabalho.
O setor de Serviços também se destacou no mês passado em Vinhedo, com a criação de 100 novas colocações. Neste caso, o saldo é positivo em 186 vagas no ano e negativo em 10 nos últimos 12 meses. Outro setor que abriu vagas de trabalho em setembro foi a Administração Pública: 11 no total.
Desta vez, o pior resultado foi verificado no chamado setor de Serviços Industriais de Utilidade Pública – prestador de serviço para a Administração Pública -, que dispensou 91 trabalhadores. Ainda assim, este setor tem saldo positivo de 521 contratações em 2014 e de 755 ao longo dos últimos 12 meses, o melhor da cidade.
Também em setembro, saldo negativo na Construção Civil (7 vagas), no Comércio (11) e na Agricultura (1).