Copa: veja dicas para torcer sem prejudicar audição e voz

propaganda do Google Artigo Top

Com a Copa do Mundo já começando, a vontade de torcer e gritar é cada vez maior. Confira 10 dicas simples para torcer pelo Brasil no Mundial sem ficar rouco ou com dor de ouvido. A otorrinolaringologista Claudia Alessandra Eckley explica como:

1) Evite gritar

Essa é uma recomendação difícil de seguir na hora do entusiasmo, mas quando falamos alto ou gritamos, aumenta o risco de lesar a corda vocal. A melhor coisa é torcer com moderação.

2) Se ficar rouco, repouse a voz

A rouquidão pode ser causada por um inchaço ou inflamação da corda vocal, até mesmo por um rasgo da corda ou hemorragia. A recomendação para quem gritou e ficou rouco é fazer repouso com a voz e ficar em silêncio nos próximos dois dias para que a voz se recupere.

3) Não sussurre ou pigarreie 

Pode não parecer, mas sussurrar é pior do que falar, pois machuca muito mais as cordas vocais. O mesmo vale para pigarrear.

4) Pastilhas de hortelã e gengibre não ajudam a aliviar a garganta

Na verdade é contraindicado usar qualquer tipo de pastilha, pois esses recursos anestesiam as cordas vocais e aumentam o risco de lesão.

5) Beba muita água e evite bebidas alcoólicas

Hidratar é imprescindível, então a dica é beber muita água. Outra coisa importante é evitar as bebidas alcoólicas, pois anestesiam as cordas vocais e, ao falar alto ou gritar, existem mais chances de machucá-las.

6) Use protetores auriculares ao ficar exposto ao barulho

Colocar um algodãozinho no ouvido ou protetores auriculares para abafar um pouco o volume do ruído é a melhor coisa a se fazer se for ficar exposto a ruídos de alta intensidade.

7) Não sopre ‘vuvuzelas’, apitos ou buzinas próximo ao ouvido dos outros

Esses objetos produzem um ruído de intensidade muito forte que pode lesar o nervo auditivo. A recomendação é não assoprar perto do ouvido dos amigos. Esse tipo de brincadeira pode ser perigosa. Este ruído alto pode levar à perda da frequência aguda da audição com uma surdez parcial permanente.

8) Cuidado com os rojões, eles também podem afetar a audição

Se estiver próximo da sua casa, no quintal, por exemplo, esse barulho também pode afetar o nervo auditivo. Ao se expor a esse tipo de ruído, a pessoa pode sentir um abafamento da audição e um zumbido, e se isso persistir depois de algumas horas ou no dia seguinte, deve procurar um médico.

9) Choque de temperaturas

Evitar o choque de temperaturas, já que a Copa do Mundo acontece no mês de junho, tipicamente frio. A recomendação é umedecer as vias aéreas com soro fisiológico e tomar muito líquido.

10) Procure um médico

Caso a rouquidão não passe em uma semana, é necessário ir ao otorrino, pois é possível que haja lesão na corda vocal. A mesma coisa vale para os ouvidos, após 24 horas de exposição a ruídos de alta intensidade, caso o abafamento da audição e o zumbido persistirem, deve-se procurar atenção médica.

Propaganda do Google Artigo Baixo