Nesta terça-feira, 3, a Câmara de Valinhos aprovou projeto que aumenta a segurança nas piscinas de uso coletivo. O texto foi aprovado por unanimidade.
A proposta obriga hotéis, clubes e outros estabelecimentos que possuem piscinas em Valinhos a instalarem dispositivo que interrompe o processo de sucção da água em caso de acidentes. O objetivo é evitar que partes do corpo sejam sugadas pelos ralos das piscinas.
O sistema a ser instalado funciona por sensor que, em caso de obstrução da passagem da água, desliga automaticamente as bombas da piscina.
O vereador Lobo (PDT), autor do texto, ressaltou que o projeto também oferece a alternativa de instalação de sistemas de sucção abertos. Nesse caso, a água é recolhida suavemente, sem sucção alguma. “Especialistas dizem que a falta de alguns itens de segurança pode causar acidentes graves. E, de fato, esses acidentes têm acontecido”, afirmou o vereador.
A matéria ainda não é lei, já que depende da aprovação do prefeito Clayton Machado (PSDB), que pode sancionar ou vetar o projeto.