No último dia 30, foi realizado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, um simulado de desembarque das seleções e, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil – SAC, tudo aconteceu conforme os planos.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, informou que o Píer A, ainda em construção, será finalizado a tempo da Copa do Mundo e vai ser utilizado pelas delegações.
O teste foi realizado 16 dias antes da chegada da delegação da Costa do Marfim, a primeira a aterrissar em Campinas.
O Píer A está sendo construído com uma área exclusiva para desembarque internacional. Ele terá quatro fingers para desembarque, será mais moderno e terá capacidade para receber aviões de grande porte, como o A380 da Airbus, que hoje não pode descer no aeroporto.
Simulado
O coordenador de gestão aeroportuária da SAC, Guilherme Afonso, acompanhou o simulado.
Escoltado por uma viatura da Polícia Federal, o ônibus que transportará os jogadores das cinco seleções que desembarcarão em Viracopos, a partir do dia 6 de junho, foi composto, durante a simulação, por representantes do Comitê Organizador Local (COL) da FIFA, Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária, IBAMA, Infraero, representantes dos consulados do Japão e Portugal e membros de diversas áreas do aeroporto.
Durante o simulado, os técnicos testaram a infraestrutura aeroportuária, a segurança e os trajetos que serão percorridos pelos convidados do evento na chegada e na saída dos terminais.
Pelo planejamento, jogadores, comissão técnica e autoridades deverão passar por locais restritos para garantir a fluidez dos demais passageiros e turistas nos aeroportos.