Uso de remédios sem prescrição pode prejudicar os rins

propaganda do Google Artigo Top

Com o surgimento de qualquer dor, alguns brasileiros têm mania de aproveitar e tomar um remédio. Porém, anti-inflamatórios e analgésicos comprados sem prescrição médica nas farmácias devem ser utilizados com cautela, principalmente pelas pessoas que têm problemas nos rins.

Remédios para dor de cabeça, para baixar a febre e aliviar dores em geral podem ter efeitos colaterais perigosos para o organismo, inclusive para os rins.

Segundo o nefrologista, Rui Alberto Gomes, esses medicamentos, como aspirina, diclofenaco e ibuprufeno, podem causar agressão aos rins, ao estômago, retenção de líquidos e aumento da pressão arterial. “Ninguém deve tomar qualquer remédio por conta própria, mas pacientes com problemas renais especialmente não podem tomar alguns analgésicos e anti-inflamatórios porque eles podem agravar a doença renal. Quando há necessidade, o médico deve ser informado sobre o problema”.

Gomes salienta que o consumo excessivo e a longo prazo de certos remédios pode danificar os rins, inclusive os que são saudáveis, diminuindo progressivamente as funções renais. Em alguns casos, o uso prolongado pode comprometer completamente o órgão e a pessoa ser encaminhada para tratamento de diálise, no qual uma máquina faz a “limpeza” do organismo, retirando o excesso de líquido e as toxinas do sangue. O procedimento geralmente é feito três vezes por semana durante quatro horas cada.

Propaganda do Google Artigo Baixo