Pesquisa feita pelo FecomercioSP revelou que os 61,6% dos consumidorespaulistanos vão às lojas para comprar presentes no Dia das Mães. O número é um pouco menor que o registrado em 2013, quando 63,6% afirmaram ter interesse em presentear suas mães.
Os consumidores estão dispostos a gastar, em média, R$ 65 com presentes para o Dia das Mães, R$ 2 acima dos R$ 63 registrados no ano passado.
O pagamento à vista – em dinheiro, cheque ou cartão de débito -, é a modalidade preferida pelos paulistanos para o Dia das Mães, com 72% do total. O cartão de crédito será o segundo mais utilizado (21,2%) e lidera entre os que vão optar pelo parcelamento, bastante à frente de carnês e boletos (2,3%).
Presentes
Com 32% das menções, artigos de vestuário estão no topo da lista de compras informada pelos consumidores da cidade de São Paulo para o domingo, 11. A segunda colocação ficou com perfumes e cosméticos (12,4%) e a terceira com eletrodomésticos (10,7%). Na sequência, aparecem telefones celulares (5,5%), aparelho de TV e som (2,7%), flores (2,5%) e tratamento estético (1,6%).
A pesquisa, realizada dia 2 de maio com 1.115 pessoas, mostrou que 58% dos entrevistados estariam dispostos a presentear a mãe após a data, caso tivessem certeza de que o comércio faria promoções. Trata-se do maior porcentual dos últimos quatro anos. Em 2011, por exemplo, apenas 35,7% do total disseram estar dispostos a aguardar. No ano seguinte, esse número caiu para 27,5%. Já em 2013, houve um crescimento considerável, para 51,6%.
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o adiamento das compras tem acontecido em diferentes datas comemorativas porque os consumidores confiam na realização de liquidações para queima de estoques, sendo uma forma ainda de enfrentar os efeitos da inflação em um cenário econômico complicado.