Nesta quarta-feira, 2, Vinhedo completa 65 anos. A história do município começou de forma discreta. Vinhedo já foi Distrito de Jundiaí, enquanto a cidade ainda se chamava Jundiahy, e era rota de descanso para quem queria seguir sentido São Paulo. Não há nenhuma atração ou programação especial em comemoração à data.
A Estrada da Boiada era uma das estradas mais utilizadas pelos bandeirantes na época do Ciclo do Ouro, entre 1615 e 1620.
Aos poucos, as famílias foram se acomodando ao redor e foi se formando em aspecto de vila. Assim, em 1840, nasceu a vila de Rocinha que, depois se tornou Distrito de Jundiahy.
Somente em 1949 que Rocinha conseguiu sua emancipação. Para tanto, era preciso escolher entre quatro nomes: Vinhalândia, Videiral, Arariúna e Vinhedo.
Em 1949, no dia 2 de abril, o primeiro prefeito do município, Abrahão Aun, e 13 vereadores, tomaram posse e começaram a administrar Vinhedo. Esta data foi escolhida para o aniversário da cidade.
Louveira era Distrito de Jundiaí e passou a ser Distrito de Vinhedo. Somente em 1965 que Louveira conseguiu sua emancipação.