O Procon de Vinhedo divulgou o ranking das empresas mais reclamadas na cidade no ano passado. A loja de departamento Magazine Luiza lidera a lista com 16 reclamações, das quais 14 foram atendidas. Os dados fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado anualmente pelo Procon SP.
Os setores de telefonia e varejistas estão entre os que mais recebem queixas dos consumidores vinhedenses. Entre as 10 empresas com mais reclamações, nove são desses setores.
O grupo América Móvil, que engloba as empresas Claro, Net e Embratel, ocupa a sexta posição com nove queixas. Destas, seis foram atendidas.
Esta é a primeira vez que o Procon de Vinhedo tem este tipo de levantamento e ajuda os dados do levantamento estadual. Até 2012, o ranking oficial era das queixas recebidas pelo órgão apenas na cidade de São Paulo.
Critério
São consideradas no ranking apenas as queixas registradas por meio de um processo administrativo no órgão após não ter ocorrido acordo com a empresa ou solução na fase inicial do atendimento.
Veja a lista
Ranking – Empresa: atendidas/ não atendidas/ nº de reclamações
1ª – Magazine Luiza: 14/2/16
2ª – Oi: 10/5/15
3ª – Tim: 11/2/13
4ª – Itaú Unibanco: 5/6/11
5ª – Via varejão (Ponto Frio e Casas Bahia): 7/4/11
6ª – América Móvil (Claro, Net e Embratel): 6/3/9
7ª – Vivo/ Telefônica: 7/2/9
8ª – Nextel: 7/2/9
9ª – Walmart: 5/2/7
10ª – Cybelar: 7/0/7
11ª – Caixa Econômica Federal: 4/2/6
12ª – CPFL: 0/5/5
13ª – LG reclamações: 2/3/5
14ª – Electrolux: 5/0/5
15ª – Macpoli: 1/3/4
16ª – Banco Votorantim: 1/3/4
17ª – Piratininga: 2/2/4
18ª – Bradesco: 2/2/4
19ª – Sky: 2/2/4
20ª – Samsung: 3/1/4