Excesso de peso atinge mais da metade dos paulistas

propaganda do Google Artigo Top

O excesso de peso atinge mais da metade da população adulta do Estado de São Paulo. A doença é considerada um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. O Governo do Estado divulgou nesta segunda-feira, 3, que 52,6% dos paulistas estão acima do peso. “Obesidade causa doença cardiovascular, diabetes, problemas de coluna e muitas outras doenças graves”, explica Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor.

Embora o levantamento tenha sido feito com adultos, outros estudos revelam o crescimento do excesso de peso em crianças. Isso é ainda mais preocupante, pois o risco de se tornar um adulto obeso é maior quando a criança está acima do peso. “Cabe aos pais elaborar um cardápio rico em nutrientes com alimentos saudáveis e refeições em horas certas e sem exageros. É importante iniciar a formação de hábitos alimentares assim que as crianças são apresentadas aos alimentos, ou seja, assim que abandonam o leite materno”, recomenda Magnoni.

O excesso de peso é classificado em diferentes níveis, associados ao seu respectivo risco cardiovascular. O primeiro estágio é o sobrepeso, quando o IMC (Índice de Massa Corporal) varia entre 25 e 29,9 kg/m². Depois disso, a pessoa se torna obesa. O IMC é calculado pelo peso dividido pela altura ao quadrado.

Segundo um levantamento recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de crianças obesas com idade entre 5 e 9 anos aumentou 6,5 vezes desde a década de 1970. Hoje, mais de 16% dos meninos e mais de 11% das meninas sofrem com o problema.

Alimentação saudável

Para tornar a alimentação saudável mais atraente, o nutrólogo e cardiologista do HCor recomenda oferecer às crianças um cardápio variado. “Altere o cardápio a cada refeição, mas não apresente todas as novidades de alimentos de uma só vez. Varie a seleção de carboidratos, que dá a energia para as crianças nas atividades diárias, as proteínas, que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos, e os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, responsáveis pela manutenção e o bom funcionamento do corpo”, explica ele.

Dicas

A dica do nutrólogo é que os pais abusem da criatividade e introduzam aos pratos infantis alimentos coloridos para chamar a atenção das crianças. Uma sugestão é decorar as refeições. Abaixo, algumas dicas de alimentação saudável:

• Dê preferência às carnes magras em vez das vermelhas;

• Insira ao café da manhã iogurte e fibras, para auxiliar na digestão, e frutas;

• Substitua sobremesas calóricas e com muito açúcar por frutas decoradas ou gelatinas;

• Evite os refrigerantes, prefira os sucos naturais;

• Escolha um dia da semana para liberar as guloseimas;

• Não insista para que a criança coma, ela procurará o alimento oferecido quando sentir fome;

• Varie o cardápio, mas administre bem as novidades;

• Seguir uma ordem de horário para as refeições e os lanches intermediários;

• Usar a criatividade ao preparar os pratos, abuse dos legumes para ter um prato colorido.

Propaganda do Google Artigo Baixo