Chega o Natal e o comércio, por consequência, fica mais movimentado. Também aumenta nesta época o número de roubos e furtos. Para evitar se tornar uma vítima, o especialista em segurança e gerente comercial corporativo do Grupo Protege, Ronaldo Toneloto, deu algumas dicas para que ninguém se descuide da segurança.
Confira abaixo:
1- Os homens devem guardar a carteira com dinheiro, cheques e cartões no bolso da frente da calça.
2- As mulheres devem usar calça comprida e calçado baixo, além de transpassar a alça da bolsa para que fique à frente do corpo.
3- Atenção ao sacar dinheiro nos caixas eletrônicos; não conte dinheiro em local público; divida o numerário em pequenas quantias e guarde em bolsos separados.
4- Leve consigo somente as quantias ou cartões necessários para efetuar as compras; evite portar vários cartões e somas elevadas de dinheiro.
5- Evite levar crianças às compras de fim de ano; caso seja inevitável, identifique as crianças pequenas com pulseiras ou crachás e nunca deixe uma criança sob os cuidados de desconhecidos.
6- Não carregue muitos pacotes ou sacolas e evite ter as duas mãos ocupadas. Além disso, evite apoiar sacolas em locais como balcões e guichês, para não correr o risco de esquecê-las lá.
7- Desconfie de empurrões, esbarrões e pessoas que insistem em encostar em você.
8- Dê como referência seus dados comerciais, e-mail e celular.
9- Não reaja à ação criminosa, pois os ladrões não costumam atuar sozinhos, sempre há mais elementos.
10- Em caso de emergência, telefone para a polícia (190) e informe o local, os objetos roubados e as características dos infratores.