Na manhã desta terça-feira, 10, duas casas no Parque Portugal, em Valinhos, foram interditadas pela Defesa Civil por risco de deslizamento. Um dos imóveis e o muro de outro ficaram com a estrutura comprometida por volta das 3h, em decorrências das fortes chuvas da madrugada. Não houve vítimas, apenas prejuízos materiais.
A Prefeitura ofereceu o ginásio de esportes do Bairro Bom Retiro para abrigar temporariamente as sete famílias envolvidas. Segundo informações, até as 10h desta terça, apenas uma família optou por fazer a mudança. As demais pessoas continuam no local da ocorrência.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Edilson Bruscalin, a interdição foi necessária para preservar a integridade física das pessoas e só será revogada quando os engenheiros da Prefeitura atestarem que as casas não oferecem riscos. Segundo ele, todo o bairro Parque Portugal passa por monitoramento constante por ser considerado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) a principal área de risco de deslizamentos de terra em Valinhos.