Com o aumento da temperatura, se tornam mais comuns atividades como ir à praia ou piscina. Mas, principalmente para as mulheres, é necessário tomar certo cuidado. Elas podem contrair infecção urinária somente o fato de utilizar o biquíni molhado por muito tempo.
“A infecção urinária é tão frequente quanto se imagina. Ela está entre as infecções mais comuns no ser humano, perdendo apenas para as gripes. Trata-se de uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho urinário, indo desde os rins e bexiga até a uretra”, conta o finecologistas Leopoldo Vieira, do Hospital San Paolo.
Sabe-se que cerca de dois terços das mulheres experimentam no mínimo um episódio ao longo da vida, sendo que 23% dessas têm dois episódios e 5% têm recorrências. A cada episódio de cistite, a mulher passa seis dias sofrendo com os sintomas e tem de dois a três dias de comprometimento das suas atividades regulares.
Dentre os tratamentos regulares para curar a doença estão o uso contínuo de antibióticos e medidas assintomáticas, como o consumo do suco de cranberry. Uma frutinha vermelha, originária do norte dos Estados Unidos e sul do Canadá, que caiu no gosto do brasileiro, a cada dia, ganha mais adeptos, principalmente por conta dos seus nutrientes, sua capacidade antioxidante e pela alta concentração de vitamina C, três vezes superior a da laranja.
“A cranberry é rica em diversos nutrientes e fitoquímicos, como vitaminas A e E, beta-caroteno, antioxidantes como luteína e zeaxantina, responsáveis por combater a danificação das células no organismo humano. Grande parte dos estudos envolvendo o suco também evidenciaram a prevenção de infecções do trato genitourinário, atividade antioxidante e anticâncer”, diz a nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, do Hospital San Paolo.
Porém, para que o tratamento tenha esse efeito, é indicada a ingestão diária de 2 a 4 copos do suco de cranberry (o que equivale entre 240 a 500 ml).
Outras medidas simples como o aumento da ingestão de líquidos, cuidados higiênicos, regularidade miccional adequada e repouso sexual garantem o combate à doença.