O Pré-Natal é um conjunto de medidas assistenciais na área médica e de enfermagem. A realização do pré-natal é um meio de prevenção e/ou detecção precoce de doenças, tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Além deste benefício, neste período também é possível trocar informações importantes entre os pais e os profissionais da saúde, visando a compreensão das mudanças que ocorrem nesta fase.
Entre as principais orientações que devem ser dadas no pré-natal estão: alterações fisiológicas ou normais do corpo da gestante; doenças mais comuns e que podem aparecer na gestação; informações educativas sobre o parto e o cuidado da criança (puericultura); noções de higiene e nutrição; orientações sobre o uso de medicações que possam afetar o feto ou o parto, orientações estéticas, além de orientação psicológica e nutricional para preparar para a maternidade.
“Ao longo do pré-natal são realizadas consultas médicas periódicas, nas quais são feitas orientações quanto ao estilo de vida, aos cuidados estéticos, exercícios físicos, condutas médicas e outras eventuais orientações que se façam necessárias”, explicou o obstetra Ênio Damaso.