Até 15h20 desta terça-feira, 30, Vinhedo estava em estado de atenção por conta da baixa umidade do ar, registrada em 28,8%. O comunicado mais recente da Defesa Civil informou que a umidade caiu ainda mais, para 18,3%, colocando a cidade em estado de alerta.
Em comunicado publicado em rede social na tarde de segunda-feira, 29, a Defesa Civil Municipal informou aos moradores de Vinhedo que a cidade encontrava-se em estado de atenção em função da baixa umidade relativa do ar, de apenas 26,9%. Os números foram registrados na manhã de segunda.
Referência
De acordo com tabela publicada no site da Agência Metropolitana de Campinas – Agemcamp, a cidade entra em estado de alerta quando a umidade avaliada pela Defesa Civil Municipal oscila entre 12% e 20%. Por conta disso, é recomendado que os vinhedenses evitem exposição prolongada e direta ao sol, busquem locais ventilados, mantenham-se hidratados, não deixando de ingerir água durante todo o dia. Além disso, o uso de protetor solar, chapéus e óculos escuros também é aconselhado.
Para aumentar a umidade do ar, a Defesa Civil orienta utilizar vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água nos ambientes. Outra recomendação é evitar fazer atividades ou esforços físicos entre 14h e 16h, período em que há maior exposição do sol.