O peixe é uma carne que ainda não está muito presente no cardápio das famílias brasileiras. Ele é tão rico em proteínas quanto a carne bovina. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti recomenda o consumo de 2 porções semanais da carne. Cada porção do peixe deve ter o tamanho de uma mão fechada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de pescados tem aumentado no Brasil, mas está abaixo do ideal. Segundo dados, atualmente, são consumidos 9kgs por ano, mas a média recomendada pela OMS são de 12kgs por habitante por ano.
Os peixes possuem diversos nutrientes comuns a todas as espécies, tanto de água salgada quanto doce. Eles são fonte de proteína, possuem muitos minerais, como cálcio e fósforo, e vitaminas, que auxiliam no funcionamento do corpo. “Além disso, são fonte de ômega-3, uma gordura considerada “do bem”, não prejudicial à saúde e importante para as atividades do cérebro e coração,” destacou a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal. Sem se esquecer que a carne possui poucas calorias, sendo ideal para uma dieta balanceada.
No Oba há uma infinidade de peixes frescos e congelados. A equipe de nutrição selecionou alguns peixes de destaque que não podem ficar de fora de qualquer cardápio. O pintado, por exemplo, é uma espécie de peixe com a carne saborosa, leve e baixo teor de gordura. Já o salmão é um peixe que possui uma carne rosada, rico em ácido graxo e ômega 3, o que favorece o controle do colesterol.
A pescada é uma espécie muito consumida no Brasil, por seu sabor delicado, pelas poucas espinhas e pelo baixo custo. O robalo possui carne branca e magra, tornando-o leve e de fácil digestão. O atum é outro peixe muito apreciado pelos brasileiros. In natura, é rico em proteínas, vitaminas e minerais, o que contribui para a formação muscular.
Os peixes podem ser consumidos de diversas formas: assado, cozido, grelhado e frito. O tempero depende do paladar de cada um. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti recomenda produtos naturais como limão, alecrim, mostarda, sálvia, leite de coco e maracujá. Além destes, pimenta do reino, sal e vinho branco dão um toque especial à carne.
Atum com amêndoas laminadas e molho de limão
Ingredientes
Peixe:
– 6 Postas de Atum fresco Oba
– 4 Colheres de sopa de amêndoas laminadas
– 1 Gema para pincelar
– Azeite Pietro Coricelli para grelhar
– Sal a gosto
Molho de limão:
– 1 Limão Siciliano – cortado em gomos sem pele e sem sementes
– 1 limão Tahiti – cortado em gomos sem pele e sem sementes
– 50 gramas de manteiga
Acompanhamento:
– Salada de agrião com alface e mussarela de búfala com tomates grape ao molho de mel e mostarda
– 1 Kit Salada Especial Oba (agrião, alface e mussarela de búfala)
– 5 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1 colher de sopa de mel
-2 colheres de sopa de mostarda
– Suco de 1 limão
Modo de preparo
Peixe: Temperar as postas com sal. Selar as postas de atum em frigideira bem quente com 1 fio de azeite de oliva. Reservar. Após bater a gema de um ovo, pincelar em uma das faces das postas de atum para que possa fixar as amêndoas laminadas.
Dispor as postas em uma assadeira e levar ao forno pré-aquecido até dourar as amêndoas. Molho de limão: Derreter a manteiga em frigideira e adicionar os gomos de limão cuidadosamente para não quebrar. Molho de mel e mostarda: Misturar todos os ingredientes.