Fãs de música erudita vão poder prestigiar apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas neste sábado, 25, às 20h, na Câmara Municipal de Valinhos.
O evento faz parte da programação comemorativa do aniversário de 117 anos da cidade valinhense.
O local escolhido para a apresentação da Orquestra foi definido pela própria direção da sinfônica diante de requisitos técnicos exigidos. O regente é o maestro convidado Abel Rocha, que foi diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal.
Abel Rocha é especialista em ópera, mas sua posição de destaque no cenário brasileiro se deve a uma atuação versátil e diversificada, no repertório sinfônico e também na direção musical de espetáculos cênicos, como balés, peças de teatro e de diversos shows e musicais. Formado pela Unesp, Abel Rocha realizou especialização em regência de ópera na Robert-Schumann Musikhochschule de Düsseldorf, Alemanha, e obteve o doutorado pela Unicamp.
O concerto
O concerto será aberto com a Sinfonia nº 1 de Bizet, escrita em novembro de 1855, quando o compositor tinha apenas 17 anos. Essa obra foi redescoberta em 1933 por Douglas Charles Parker, seu primeiro biógrafo, que mostrou a obra a Felix Weingartner, que fez sua primeira apresentação em 1935, na Nova Zelândia. A composição foi imediatamente aclamada como obra prima e desde então é executada pelas grandes orquestras em todo mundo. Na sequência, a orquestra executará a Sinfonia nº 3 de Beethoven, que é conhecida até hoje como “Eroica” ou “Heroica”. Esta obra é considerada pelos estudiosos como o marco do fim da Era Clássica e o início do romantismo na música.