Mantenha-se saudável com alimentos coloridos

propaganda do Google Artigo Top

Janeiro é o mês das promessas e grandes planos. Juntar dinheiro, comprar o que tanto deseja, trocar de carro e junto vem a promessa de emagrecer, fazer exercícios físicos e se alimentar de maneira saudável. Mas muitas pessoas não conseguem levar esses planos adiante.

Confira dicas do Oba Hortifruti para que 2013 seja um ano saudável. Que tal acrescentar uma cor de alimento a cada mês? Assim fica mais fácil agregar todo tipo de alimento à sua refeição.

As cores dos alimentos são determinadas de acordo com as substâncias presentes em cada um deles. Além de colorir, essas substâncias trazem benefícios à saúde e atuam na prevenção de doenças. Por esse motivo recomenda-se a variedade na hora de montar o prato, que deve conter, no mínimo, cinco cores diferentes.

Alimentos Brancos: Leite, queijo e batata são as melhores fontes de cálcio e potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, ossos e auxiliam no controle dos batimentos cardíacos.

Alimentos Vermelhos: O morango, o tomate e a melancia possuem uma substância chamada licopeno que é responsável pela cor vermelha. Estes alimentos contêm substâncias que estimulam a circulação sanguínea.

Alimentos Verdes: Vegetais folhosos, pimentão e salsão contém clorofila e vitamina A, que ajudam na desintoxicação das células, inibem substâncias que as danificam e causam doenças, além de ajudar a proteger o coração, o cabelo e a pele.

Alimentos Amarelos: O mamão, a cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego, damasco, são alimentos de cores amarelas e alaranjadas que são ricos em vitamina B3 – substâncias que mantém o sistema nervoso saudável e ajudam a proteger o coração. Possuem também betacaroteno, que auxilia na formação de melanina e ajuda a manter o bronzeado.

Alimentos Marrons: Ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E, estes alimentos possuem substâncias e nutrientes que melhoram o funcionamento do intestino e combatem a ansiedade. Nozes, castanhas, aveia e cereais integrais em geral são os alimentos principais, fornecem também gorduras benéficas que ajudam na diminuição do colesterol.

 

Veja também algumas mudanças em hábitos alimentares para controlar a alimentação.

– Escolha sempre se alimentar devagar em um local calmo, jamais em frente à televisão, falando ao telefone ou lendo, assim se sentirá saciado mais rapidamente.

– Se alimente de 3 em 3 horas, com isso, durante as principais refeições (almoço e janta) não estará com muita fome e comerá de maneira correta e em menores porções, além disso acelera o metabolismo e ajuda no processo de emagrecimento.

– Não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia, pois muita gente confunde sede com fome.

– Alguns alimentos ajudam o metabolismo a trabalhar mais no processo digestivo, aumentando a queima de gordura e de calorias no corpo. Recomendações são vinagre, laranja, couve, brócolis e gengibre.

Propaganda do Google Artigo Baixo