Começou nesta segunda, 7, o período para cadastro e recadastro para uso do transporte universitário. O serviço é oferecido pela Prefeitura aos estudantes de cursos dos níveis técnico e superior. Disponibilizado exclusivamente aos moradores de Vinhedo, a subvenção será válida para o ano letivo de 2013 e poderá ser requerida aos munícipes regularmente inscritos em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Para solicitar o transporte universitário gratuito pela primeira vez, bastará ao morador interessado procurar a sede da Secretaria Municipal de Educação (Rua Monteiro de Barros, 606, Centro) e solicitar o requerimento de solicitação do benefício, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. “Convidamos os alunos residentes em Vinhedo, de cursos técnicos e universitários, para que procurem a Secretaria e solicitem este benefício, pois o oferecemos justamente para ajudá-los em sua formação acadêmica e profissional, facilitando sua ida e vinda da instituição de ensino nas quais estejam matriculados”, informou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
Após a retirada do requerimento na Secretaria, o estudante terá até 8 de fevereiro para entregá-lo na pasta devidamente preenchido e juntamente com os demais documentos solicitados para uso do benefício: a via original da declaração ou do atestado de matrícula com assinatura da autoridade competente (não serão aceitos documentos emitidos pela internet ou boletos bancários), uma foto ¾ recente (obrigatória apenas aos alunos que forem utilizar o fretamento), um comprovante de residência (faturas de água ou luz do mês vigente e em nome do aluno ou de seu responsável) e as fotocópias da frente e do verso da cédula de identidade, do comprovante de votação da última eleição, do título de eleitor e do CPF. Caso o solicitante não tenha estes dois últimos documentos, deverá apresentar as fotocópias do título de eleitor e do CPF do seu responsável legal.
Aos munícipes que residam em imóvel alugado, a Secretaria Municipal de Educação informou que solicitará como comprovante de residência a fotocópia do termo de contrato de locação ou declaração do proprietário, com firma reconhecida em cartório e em nome do aluno ou de responsável. Em caso de casa cedida será preciso apresentar a declaração do proprietário com firma reconhecida em cartório também em nome do aluno ou responsável.
Os estudantes interessados em fazer uso do fretamento das empresas Lira e Caprioli, com destino a São Paulo e Jundiaí; ou do cartão de passes da empresa Rápido Luxo Campinas deverão apresentar – juntamente à documentação requerida acima – a fotocópia da carteirinha que é fornecida pela empresa. Estes alunos também deverão fazer o seu cadastro na empresa de fretamento, diretamente em seu guichê no terminal rodoviário Antônio Zechin, no Centro.
Recadastramento
Os estudantes que já foram beneficiados com a subvenção em 2012 e que desejam continuar a utilizá-la em 2013 devem seguir as mesmas recomendações válidas para os alunos que vão solicitar o benefício pela primeira vez. Contudo, além da documentação exigida aos novos solicitantes, também deverão fornecer a via original da declaração ou do atestado de matrícula e da carteirinha ou a fotocópia do cartão de passes que utilizou no último ano.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, ainda explicou que os itinerários e os horários de cada ponto de parada, para embarque e desembarque dos alunos do transporte universitário gratuito da Prefeitura, podem ser verificados pelo estudante interessado na própria Secretaria Municipal de Educação. “A oferta é bastante abrangente, pois temos atualmente 24 linhas, atendidas por 40 ônibus, que operam no atendimento de moradores que frequentam cursos técnicos e universitários nos períodos da manhã e da noite, matriculados em instituições localizadas em Bragança Paulista, Campinas, Itatiba, Jundiaí, Limeira, Valinhos e São Paulo”, explicou.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3886-2866.