O Soluções Integradas Vinhedo Digital – SIM – leva aos alunos da Rede Municipal de Ensino o projeto “Conexão do Saber”, que disponibiliza jogos educacionais digitais. Para sua implementação, no entanto, a Prefeitura pede recurso de R$ 103.450,00 para a Agemcamp – Agência Metropolitana de Campinas.
Para isso, foi encaminhado no fim de outubro o projeto de lei nº 51/2012 para apreciação e votação da Câmara Municipal. Atualmente em tramitação na Casa, o documento autoriza o poder executivo a celebrar convênio com a Agemcamp para faturamento dos recursos a serem empregados à aquisição de equipamentos e de materiais pela Secretaria Municipal de Educação, necessários à adoção do projeto nas EMs.
O projeto
Criado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – em parceria com a Universidade da Flórida, nos Estados Unidos; e com a Universidade de Monterrey, no México – o “Conexão do Saber” segue padrões estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do Ministério da Educação (MEC). “Queremos adotá-lo em nossa Rede Municipal de Ensino como mais uma forma de aprimorar a qualidade da educação que é ministrada aos nossos estudantes e para também somar ao trabalho docente, pois oferece ao educador mais uma ferramenta que o auxilia a fixar junto aos alunos os conteúdos curriculares ministrados e dentro das diferentes disciplinas”, disse o prefeito, Milton Serafim.