Vinhedo mantém a terceira posição em crescimento de empregos formais por habitante entre os 19 municípios que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas. A informação é da Assessoria Econômica e Financeira da Prefeitura, com dados obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, referente aos nove primeiros meses de 2008.
De acordo com o relatório, até o mês de setembro foram criados 1.607 empregos formais em Vinhedo, aumentando para 27.889 o total de empregos com carteira assinada.
As empresas de Vinhedo proporcionam 448 empregos para cada mil habitantes, colocando Vinhedo na terceira posição no ranking regional. Vinhedo tem hoje 62.240 habitantes. O número registrado em Vinhedo, nesta comparação, entre empregos formais e a população supera a média brasileira (164 empregos formais para cada mil habitantes), estadual (262 empregos) e regional (283).
O relatório aponta, ainda, que desde 2005 foram criados 6.281 empregos formais em Vinhedo, sendo que 1.778 foram criados em 2005; 1.277 em 2006; 1.619 foram criados em 2007 e 1.607 nos nove primeiros meses deste ano.
O secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura, Celso Gonçalves dos Santos, ressalta que um dos motivos que ocasiona o aumento no número de empregos formais na cidade é a instalação de novas empresas, que totalizam mais de mil. Dentre elas, cerca de 90 são indústrias. “Além da localização privilegiada, entre as principais rodovias estaduais (Anhangüera, Bandeirantes e Dom Pedro), a proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos e com os principais centros comerciais do Estado, Campinas e São Paulo, essas empresas escolheram Vinhedo para implantar suas atividades, graças ao desenvolvimento econômico e industrial oferecido no município. O mais importante com a vinda dessas empresas é que, além de gerar renda, novos empregos são criados para a nossa população”, declarou o secretário.
Ainda segundo ele, é realizado um trabalho para incentivar a instalação de novas empresas e a expansão das que já estão implantadas no município.