Confira toda a programação do Festevi 2008

propaganda do Google Artigo Top

Nesta terça-feira, 14, começaram as apresentações do Festevi 2008 – Festival de Teatro de Vinhedo, que ocorre no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. Os espetáculos vão até o dia 24. Nesta edição estarão participando 12 grupos e mais de 200 atores vinhedenses. Os ingressos terão preço popular de R$ 2.

No dia 26 ocorrerá um workshop com os atores participantes e, no dia 28, será a cerimônia de premiação. Serão concedidos prêmios aos três melhores espetáculos na categoria amador e um prêmio para a categoria iniciante. Receberão prêmio honorífico os que mais se destacarem nos quesitos: direção, ator e atriz, ator e atriz coadjuvante, cenografia, figurino e sonoplastia, além dos prêmios especiais do júri.

“Essa é uma iniciativa que já tem sucesso garantido, tanto pela quantidade de grupos que a cada ano se formam nos cursos de Teatro das Oficinas Culturais Municipais, como através dos professores de artes das escolas, que apresentam aos seus alunos a atividade artística, incentivando-os a participar do Festival”, destacou o secretário Edílson Caldeira. Na sua avaliação, o Festevi é um evento consolidado. Pelo segundo ano consecutivo, os atores estão se apresentando no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. “É muito bom vermos atores da cidade se apresentando, atores que surgiram das Oficinas Culturais da Prefeitura”, acrescentou Edilson.

Ingressos

Os ingressos serão vendidos somente nos dias das apresentações a partir das 16h. Para a apresentação do dia 19, excepcionalmente, a bilheteria estará aberta a partir das 13h. Ao início dos espetáculos as portas serão fechadas e não será permitida a entrada de mais ninguém, mesmo que esteja com o ingresso em mãos.

Júri Popular

A população também pode participar da eleição do melhor espetáculo com o prêmio “Júri Popular” nas duas categorias: iniciante e amador. Os interessados deverão comparecer no primeiro dia do Festival e fazer sua inscrição. É obrigatório que o inscrito assista a todas as apresentações e para isso não será necessário o pagamento de ingresso, bastando apenas apresentar o RG na entrada do Teatro.

Cronograma das apresentações

Dia 14 de outubro – 20h (categoria amador)

“Cegonha Boa de Bico” – Grupo Cara a Tapa

Sinopse: conta as aventuras dos amigos Cacau, Nino, Helô e Taís, que juntos se divertem através da imaginação. Quando descobrem que irão receber um irmãozinho, as gêmeas Helô e Taís ficam curiosas para saber de onde vem os bebês, a maior dúvida de todas as crianças. Para ajudá-las, seus amigos embarcam em suas brincadeiras que representam situações do cotidiano do mundo adulto, tentando solucionarem os mistérios de gente grande. A história fascina, por solucionar de forma lúdica, dúvidas freqüentes de qualquer criança. Por fim, mostra que a imaginação é uma, ou talvez, a melhor forma das crianças compreenderem o mundo à sua volta.

Dia 15 de outubro – 20h (categoria iniciante)

“O Judas em Sábado de Aleluia” – Grupo os CDF’s

Sinopse: “O Judas em sábado de Aleluia”, de Martins Peña, é uma comédia de costumes, escrita no final do século XIX, que tem como pano de fundo Maricota e Chiquinha, duas irmãs em busca de um marido. A primeira, namoradeira e ardilosa, a segunda, muito tímida e recatada. Quando Faustino, um dos pretendentes de Maricota, desconfiado de suas traições, acaba se fantasiando de Judas, descobre muitas coisas além de uma simples escapadinha da namorada, como a corrupção no emprego público e a falsificação de dinheiro. Apesar de pertencer a uma época antiga, a comédia trata de temas muito atuais e relevantes!

Dia 16 de outubro – 20h (categoria iniciante)

“Cazuza” – Grupo LF Produções Artísticas

Sinopse: Cazuza: o poeta, o deus de rima para rebeldia, para ideologia… O homem que desencantou! O músico que despertou para a vida que sempre desafiou… Esta não é uma homenagem, ele detestaria isso; esta é uma tentativa de comemorar a representatividade de um brasileiro para um Brasil de poucos brasileiros.

Cazuza – Um Poeta de Uma Geração; um monólogo teatral onde todos vão se emocionar.

Dia 17 de outubro – 20h (categoria iniciante)

“O Casamento” – Grupo Osnata Produções Teatrais

Sinopse: várias esquetes voltadas ao casamento para retratar as dificuldades dos relacionamentos.

Dia 18 de outubro – 20h (categoria iniciante)

“Eles Não Usam Black-Tie” – Grupo Cia Anônima

Sinopse: conflito entre Otávio, pai e sindicalista, e Tião, filho, preocupado com a futura família que formará com Maria, sua noiva. É também um conflito entre o coletivo e o individual, sobre tomar posições e saber o peso delas.

Dia 19 de outubro – 15h (categoria amador)

“Anarquia Conta: Ciranda dos Libertinos na Barca do Inferno” – Grupo Anarquia Teatral

Sinopse: inspirada na obra do Marquês de Sade e de Gil Vicente, a montagem trata das questões filosóficas e políticas colocadas pela obra Sadiana e Vicentina, transferidas para um contexto brasileiro de corrupção e decadência das instituições sociais.

Dia 19 de outubro – 20h (categoria amador)

“O Gato de Botas” – Grupo Realejo

Sinopse: o Grupo Realejo apresenta a famosa história do Gato de Botas, em uma peça divertida e única, cheia de fantasias, emoções, aventuras e risadas. O Gato de Botas não é um gato comum, e sim, um gato que fala, pensa, reclama e, ainda, é astuto, inteligente e anda com um par de botas! Quem poderá libertar o reino das maldades da bruxa e devolve-lo à prole do bondoso Bartolomeu Moleiro? Descubra assistindo a esse clássico infantil!

Dia 20 de outubro – 20h (categoria iniciante)

“O Fantástico Mistério da Feiurinha” – Grupo Sem Identidade

Sinopse: e viveram felizes para sempre… o que aconteceu depois de tanta felicidade? Onde estão as princesas? O que houve com Feiurinha? Ah! Não conhece?!?! Vou contar-lhe sua história. “Era uma vez…”

Dia 21 de outubro – 20h (categoria amador)

“Sacra Folia” – Grupo Mambembolados

Sinopse: um alegre conto de Natal, que narra a trajetória da sagrada família, pelas terras do Brasil. Isso mesmo, do Brasil! Após o terrível rei Herodes declarar a execução de todos os bebês do sexo masculino, José e Maria, junto com menino Jesus, fogem para o Egito. Mas o que os livros não contam, foi o tempo em que eles se perderam e acabaram descobrindo o sertão brasileiro e para poderem retornar em segurança, vão contar com a ajuda de Matias Cão e João Teité, dois tipos hilários, que irão entrar para a história, a maior de todas elas.

Dia 22 de outubro – 20h (categoria iniciante)

“O Menino que Virou História” – Grupo Utopia

Sinopse: Rafa cai dentro de um livro encantado e encontra uma estranha traça que é discriminada em seu mundo, pois em vez de comer livros, prefere ler suas histórias. Rafa descobre que só há um jeito de sair do livro encantado: ler sua história e enfrentar todos seus desafios. Durante essa leitura, Rafa se encontra com vários personagens famosos das histórias infantis que tentam ajudá-lo ou atrapalhá-lo nesta aventura. Mas o que Rafa nem imagina é que ler este livro vai mudar sua vida para sempre.

Dia 23 de outubro – 20h (categoria iniciante)

“A Última Chance” – Grupo Gaia

Sinopse: no ano de 2013, um estranho planeta passou próximo à órbita da terra. Isso provocou o acontecimento de inúmeros acidentes naturais, que devastaram grande parte do planeta. Restou menos de um sétimo da população mundial, que passa a ser guiada por três jovens superdotados. Porém, o ódio, a ganância, a inveja, que também haviam sido exterminados, ameaçam voltar ao coração humano. Uma máquina é feita para impedir que o homem cometa os mesmos erros do passado. Mas será que uma máquina saberá evitar o pior? O homem aprenderá a viver em paz e harmonia? Embarque nesta história de ficção e torça para que o amor e as forças do bem saiam vitoriosos nessa batalha futurista.

Dia 24 de outubro – 20h (categoria amador)

“Téua” – Grupo Nozes

Sinopse: como todo bom cidadão “Nozes juramos dizer a mentira, somente a mentira e nada além da mentira”. Nozes, atores, mentimos..e o público, como bons cidadãos, fingem que acreditam.

Propaganda do Google Artigo Baixo