Um público de mais de 8 mil pessoas assistiu aos espetáculos do 1° Festival de Teatro Infantil, criado e realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em co-produção com a APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, que teve como palco a cidade de Vinhedo.
O evento inédito foi realizado de 9 a 12 de outubro com espetáculos, intervenções, oficinas, além de muita interação entre artistas e platéia. Diferentes linguagens teatrais voltadas ao público infantil foram apresentadas em quatro espaços: Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, Espaço Cultural, Ginásio da Escola da Capela – CIC Eduardo Von Zuben e Praça Sant’Ana, gratuitamente.
André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, esteve presente no evento. Para o secretário municipal de Cultura, Edilson Caldeira, o teatro estadual infantil foi um sucesso de público e promoveu a cidade. “Veio muita gente da região, pessoas de São Paulo, que puderam conferir os nossos espaços e a nossa infra-estrutura para as apresentações. Vinhedo chamou a atenção como centro cultural”, frisou Edilson Caldeira.
Todos as companhias participantes eram formadas por artistas de cidades paulistas, como Atibaia, Campinas, Jundiaí, Salto e São Paulo que trabalham com diferentes linguagens, como o teatro de atores, teatro de bonecos e animação, mímicos, performances e circo. Além de oferecer entretenimento para a criançada e trabalhar a formação de uma nova geração de platéias, as atividades proporcionaram vivências diversificadas como oficinas de resgates de brinquedos, dança, arte circense e, claro, técnicas teatrais.
Vinhedo foi escolhida pela Secretaria de Cultura de São Paulo por ter uma excelente estrutura física para acolher um festival desse porte e ser de fácil acesso para os municípios próximos.