A sobrevivência da humanidade e do planeta Terra corre sérios riscos. Para falar sobre esse perigo iminente, o deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame, autor da lei de incentivos ao uso de biocombustíveis, fará a palestra “Aquecimento Global: uma tragédia evitável” nesta segunda-feira, dia 29, às 19 horas, no Teatro da Faculdade de Vinhedo, na Avenida Storani, 470.
Os tópicos abordados na conferência serão: Aquecimento Global, Desenvolvimento Sustentado, Efeito Estufa, Mudanças Climáticas, Crescimento Populacional, Escassez de Água, Extinção de Espécies, Risco de Novas Doenças, O Fim da Era do Petróleo e a Nova Ordem Econômica Mundial, Protocolo de Quioto, Idéias para Salvar o Planeta, Biocombustíveis e outros assuntos ligados ao tema.
Estudiosos afirmam que a humanidade está consumindo 20% a mais do que a capacidade da Terra em responder à produção de alimentos, e estudos revelam que em breve haverá uma redução do PIB – Produto Interno Bruto mundial, com queda da produção agrícola, agravada pelas mudanças climáticas, o que provocará fome, mortes e aumento dos conflitos sociais e econômicos.
Autor do primeiro projeto de lei obrigando a implantação do biodiesel no país, o palestrante e deputado federal Mendes Thame representou o Brasil no encontro da Comissão de Energia do Parlamento Europeu, realizado de 2 a 8 deste mês, na Bélgica. O deputado foi também um dos representantes do Brasil nos Congressos Mundiais sobre o Clima, promovidos pela ONU, e em 2005 e 2006 presidiu a CPI da Biopirataria.