Ônibus Cultural vai ao “Diálogo no Escuro”, neste domingo

propaganda do Google Artigo Top

Neste domingo, dia 31/8, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo irá realizar mais um passeio com Ônibus Cultural. O destino será o projeto “Diálogo no Escuro”, realizado no Shopping Galleria de Campinas.


Desta vez, a viagem com o Ônibus cultural foi idealizada pelo presidente do Conselho Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência, Luis Fernando Sper Cavalli, para proporcionar mais um momento cultural e educativo complementando às atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.


O ônibus sairá às 11h, do Centro de Convivência e o retorno está previsto para as 20h, no mesmo local. As inscrições deverão ser feitas até este sábado, dia 30, no Espaço Cultural Central, localizado na Rua Monteiro de Barros, 101.


Para participar deste passeio, a Prefeitura de Vinhedo firmou uma parceria com a Organização do Projeto, que está disponibilizando os ingressos para a visitação por um preço promocional de R$ 20,00 por pessoa, que deverão ser pagos no ato da inscrição. Sendo assim, não haverá pagamento de caução para este Passeio.


Projeto “Diálogo no Escuro”


O projeto “Diálogo no Escuro: O Essencial é Invisível” traz como proposta ao visitante caminhar por um bosque, comprar frutas no mercado, tomar um café num bar, são ações cotidianas às quais já estamos acostumados. Mas, e se fossem no escuro? Como reagir?


Mais de 130 cidades no mundo e 5 milhões de pessoas já realizaram a experiência de serem conduzidos no escuro por uma pessoa com deficiência visual em uma viagem repleta de aromas, sons e texturas. Um tour por ambientes escuros é inusitado, sensibilizador e divertido. A troca de perspectiva enriquece nossa percepção da diversidade humana.


Em espaços totalmente escuros, deficientes visuais conduzem os visitantes de forma divertida e curiosa pela exposição. Acostumados a orientar-se e a mover-se sem a visão, eles garantem a orientação e a mobilidade daqueles que se aventuram neste mundo invisível.


Através de odores, sensações térmicas, sons e texturas, descobrem-se cenários como um bosque, uma cidade, um cais, uma praia ou um café. O público se defronta com situações cotidianas, mas, por estarem momentaneamente privados da visão, a vivência se transforma em uma experiência extraordinária e inesquecível.


Ônibus Cultural


O Ônibus Cultural foi criado pela Prefeitura com o objetivo de oferecer à população a oportunidade de conhecer atrações culturais em outras cidades, principalmente na capital. Mensalmente, dois ônibus partem para exposições, museus e outras atrações com transporte gratuito.


”O interesse da população pelo projeto está crescendo a cada mês e as pessoas que já participaram aprovaram a iniciativa”. É uma oportunidade de intercâmbio cultural, oferecida gratuitamente pela Prefeitura”, destaca Edílson Caldeira, Secretário de Cultura e Turismo.

Propaganda do Google Artigo Baixo