O morador de Vinhedo Erasmo Coutinho, de 93 anos, conquistou medalha de Prata na final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), realizados em Pindamonhangaba, nesta segunda-feira, 11. Representando Vinhedo na prova dos 600 metros rasos, na categoria G+90 nos, o segundo lugar de Erasmo colocou o município na 15ª colocação na classificação geral.
Erasmo Coutinho nasceu na cidade de Fundão, no Espírito Santo, passou parte da infância na região de Santa Barbara D’Oeste (SP), onde, menino ainda, trabalhou na colheita de cana. Com 12 anos, mudou-se com a família para São Paulo. Foi engraxate na estação da Luz e, aos 14 anos, em 1934, começou a trabalhar na Nitroquímica (indústria química), como office-boy. Lá, adquiriu gosto pela prática de esportes ao ser convidado a participar da equipe de atletismo da empresa. Destacou-se e ganhou uma bolsa de estudos para o Colégio Rio Branco. Complementou sua vida escolar no Liceu Eduardo Prado, formando-se em técnico-químico, especializado em tintas e vernizes.
Aos 26 anos, casou com Elenice, com quem teve três filhos – Aurora, Antônio e Amauri. Com a vida familiar e profissional exigindo muito do seu tempo, Erasmo parou de correr por alguns anos. A atividade foi retomada quando já estava com 50 anos, incentivado por colegas da Coral Tintas, empresa em que trabalhava nesse período.
Ao se aposentar, aos 54 anos, Erasmo adquiriu uma propriedade rural em Mogi Guaçu (SP), para onde se mudou com a família. Na cidade, prosseguiu com as corridas, representando o município em provas durante um longo período. De Mogi mudou-se para Vinhedo, cidade próxima à capital paulista, onde vive atualmente.
O atleta se encontrou nessa quinta-feira, 14, com o prefeito Dario Pacheco para celebrar a conquista. “Parabéns ao Erasmo por sua dedicação ao esporte, por sua excelente forma e por representar tão bem Vinhedo no cenário esportivo”, afirmou o prefeito da cidade, Dario.