A campanha “Novembro Azul”, foi lançada em Louveira, ela conta com uma série de ações voltada para a importância da prevenção ao câncer de próstata e do diagnóstico precoce.
A programação tem início na próxima sexta-feira, 18, e segue até o final do mês.
“Nós, homens, infelizmente, não temos o hábito de cuidar, de forma preventiva, da Saúde como as mulheres. Portanto, no Novembro Azul, é uma oportunidade para todos nós conscientizarmos sobre a importância da saúde preventivas”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.
Como forma de conscientização sobre o tema, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove o “Papo de Boteco”. Nos dias 16 e 17 de novembro, profissionais da saúde estarão nos bairros Centro e Santo Antônio em estabelecimentos com público predominantemente masculino, com palestras e conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata. Os interessados vão poder realizar solicitação de exames com garantia de agenda breve na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do local.
Servidores públicos também estão inclusos no cronograma. Profissionais da saúde estarão presentes na Litucera, Guarda Municipal, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Divisão de Transporte entre os dias 18 e 29 de novembro para realização de palestra sobre saúde masculina e consulta com enfermeiros e solicitação de exames, caso necessário.
Além disso, durante esse período, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão com murais informativos sobre saúde do homem e terão bate-papos nas salas de espera.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
– dor óssea;
– dores ao urinar;
– vontade de urinar com frequência;
– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. É importante que todos os homens tenham os exames em dia, participem das ações que estamos promovendo e procurem a UBS mais próxima”, disse a Secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.